12 out 2015
Inovação é explorar ideias com sucesso

Há quanto tempo sua empresa não cria algo novo?

0 Flares Facebook 0 LinkedIn 0 Twitter 0 Google+ 0 0 Flares ×

O que sua empresa está fazendo neste exato momento para inovar? Todos falam de inovação o tempo todo, e como a maioria das coisas, é sempre mais fácil falar do que fazer. Mas, há quanto tempo sua empresa não cria algo novo?

  1. Subway lançou um serviço de encomendas de sanduíches para festinhas e afins
  2. Catho e o UOL lançaram uma plataforma completa de ensino a distância
  3. A corretora Porto Seguro lançou o DiskReparo (um tipo de marido de aluguel para pequenos reparos residenciais), uma extensão do seu principal serviço de seguros, mas que pode ser contratado separadamente
  4. FGVOnline, plataforma de ensino a distância, lançou mais de 14 cursos online e gratuitos patrocinados por empresas de grande renome. As empresas e a FGV saem ganhando e se os alunos quiserem se aprofundar, então irão nas seções de cursos pagos
  5. Lava-jato aqui do lado de casa lançou um serviço incrível: “Acabe com todos aqueles barulhinhos chatos do seu carro”
  6. Cinemark e o UCI lançaram o aluguel de salas para eventos empresariais e festinhas de aniversário
  7. Spotify e o Deezer, ou outros aplicativos que oferecem música de graça e livres da pirataria que assombrava a todos. Estas empresas ganham dinheiro com serviços premium, na qual você ouve músicas sem publicidade. Uma inversão dos modelos atuais de publicidade paga.
  8. Desenvolvemos um projeto em uma universidade de São Paulo, e lançamos um serviço junto ao cursos de EAD (ensino a distância), um papel vital para os pólos espalhados por todo o Brasil. Agora estes pólos (que servem como salas de aula para os alunos fazerem as provas e assistirem as aulas on-line, caso queiram) são também agências de emprego. Eles estão fomentando em empresas locais empregos para os alunos da universidade. Além disto, um representante do Pólo chega na empresa e diz: Nós temos um plano de descontos corporativos especiais para seus funcionários e podemos fazer treinamentos específicos para desenvolve-los e aumentar sua eficiência e a empregabilidade.  Incrível não é?

Mas, afinal de contas, o que podemos considerar de fato como INOVAÇÃO?

Inovação é explorar ideias com sucesso. Simples assim. Caso contrário não é inovação, é apenas uma tentativa de se diferenciar sem aproveitar o potencial das oportunidades.

Se não houver sucesso, então não é inovação!!!

Infelizmente o Brasil está entre os 5 últimos países mais inovadores do mundo. Veja neste link.

Thinkers-Consulting-Inovacao

Thinkers-Consulting-Inovação

É uma tristeza vermos tanta gente falando em inovação, e vermos nosso país como uma vergonha no tema. Mas, isto não significa que todos devem seguir a boiada.

Pior ainda é ver uma série de “inovações” que não deram certo e mesmo assim as empresas continuam insistindo.

  1. A Gol lançou há algum tempo os serviços de bordo (lanchinhos de avião) de forma paga, ou seja, se quer comer no avião tem que pagar. Enquanto todas as outras companhias oferecem lanches melhores e com seus custos já embutidos nos preços das passagens.
  2. Alem disto, a Gol lançou também preços mais caros para poltronas “conforto”. Ou seja, se quiser uns míseros centímetros a mais para não ver seus joelhos roxos e pernas dormentes no voo, você tem que pagar mais. Uma inovação em serviços sem sentido, pois não vale absolutamente o preço que a empresa cobra.
  3. O Pão de Açúcar lançou há algum tempo a opção de fazer compras utilizando um aparelho como os antigos Palms. A ideia seria ir “escaneando” os produtos e depois ir direto para o carro, pois você já teria o cartão de crédito cadastrado e tudo isso sem a necessidade de passar nas famigeradas filas do caixa. Obviamente que os aparelhinhos estão todos empoeirados.

Se sua empresa não desenvolver uma cultura de inovação consistente, então ela será engolida pelos concorrentes em breve. Neste exato momento, acredite, seus concorrentes estão pensando em como inovar.

Pense nisto, qual foi a última vez que sua empresa esteve envolvida com um projeto genuinamente inovador? Quais foram os resultados? Foi possível mensurar o sucesso das iniciativas?

por André Medeiros, que sempre arruma um problema toda vez que vem com uma ideia criativa para ser implementada nas empresas.

André Medeiros
About André Medeiros

André Medeiros é sócio na Thinkers - Consultoria em Gestão. Especializada em pequenas, médias e empresas familiares.

Leave a Comment