22 ago 2015
Do bom para o ótimo

Bom ou ótimo? Dois minutos pra quem realmente quer ser melhor

49 Flares Facebook 30 LinkedIn 19 Twitter 0 Google+ 0 49 Flares ×

Bom ou ótimo? Dois minutos pra quem realmente quer ser melhor

Praticamente todos nós temos um costume: o de pedir a opinião dos outros.

Isso seria a melhor forma de aprimorar vários de nossos projetos, se não fosse por um pequeno detalhe: nós não sabemos solicitar opinião do jeito certo!!! Abaixo seguem dois “conselhos” preciosos pra quem realmente quer ser melhor.

A ESCOLHA DO “QUEM”
Nosso erro começa aqui. Digamos que você acabou de criar um artigo, ou um projeto, ou uma apresentação em power-point, o que você faz? Vai perguntar para um amigo, marido, esposa, irmão, o que ele(a) achou do trabalho, sejamos realistas?

No fundo você só está buscando aprovação e não aprimoramento.

E é claro que essas pessoas, por gostarem de você, vão maneirar na crítica, elas estão naturalmente propensas a dizer o que você quer ouvir.

Será que você tem coragem de pedir a opinião daquele cara do Financeiro, que sempre está de mal humor? Ou mesmo daquela pessoa da sua equipe, que não tem muito contato contigo?

A ESCOLHA DO “COMO”
Imagino eu que depois de você definir pra QUEM vai perguntar, seu próximo passo será o seguinte: “Me diga, o que você achou dessa apresentação?”. Errou de novo!

Se você realmente quer melhorar algo, pergunte de forma diferente:

“Veja esse material e me responda se você vê algum defeito nisso? No que você acha que posso melhorá-lo?”.

Isso abre a possibilidade da outra pessoa ser mais sincera e direta nas criticas. Você receberá diversas criticas reais, e em seguida cabe a você definir com quais quer ficar.

Neste ponto concordo plenamente com o genial publicitário Paul Arden, seu trabalho até deve ser bom, mas com certeza não é ótimo, então se você quer produzir coisas ótimas, articule-se para saber solicitar criticas e não apenas elogios.

É isso. Parece simples, não é? Mas ter a capacidade de receber criticas não é pra qualquer um, é preciso muito controle emocional e mente aberta. Nem todos estão preparados para serem ÓTIMOS!

por Cinthia Cruz, que só conseguiu finalizar este artigo depois de receber diversas criticas e não elogios.

Como melhorar sua produtividade? Esta conteúdo pode te interessar também.

Leave a Comment